Unhas

Dermatologia
Unhas

As unhas são estruturas originadas da pele e sua função principal é a de proteger a extremidade dos dedos de traumatismos.

Além desta utilidade, servem para a apreensão de pequenos objetos e como armas de defesa contra o ataque de animais ferozes e de tribos de inimigos humanos na era de migração para territórios mais adequados a sua forma de vida. .

Diferentemente do que ocorre com os pelos que são eliminados e repostos durante a vida, as unhas crescem continuamente, mais rapidamente na infância do que na velhice e mais nas mãos do que nos pés. Apesar de serem de consistência dura, podem sofrer alterações causadas por fortes traumatismos, infecções por fungos e bactérias ocasionando deformações transitórias e até permanentes. .

O sexo feminino é predominante nas lesões das unhas das mãos, não somente por adotar a sua frequente ornamentação, como também a exposição a sabões, detergentes e produtos de limpeza doméstica associados a imersão prolongada das mãos na água. .

No caso dos pés, o uso constante de calçados inadequados, oclusivos, associado ao excesso de suor, propiciam ambientes favoráveis para o desenvolvimento de fungos e bactérias, além de auxiliarem na formação da chamada unha encravada, tão dolorosa e sujeita a intervenções cirúrgicas para a sua correção. . As unhas são nossa proteção de extremidades e devem ser sempre observadas e cuidadas com o devido zelo por sua integridade.

Os dermatologistas são especialistas habilitados para o diagnóstico e tratamentos das doenças das unhas, utilizando medicações externas e/ou internas, de acordo com a necessidade de cada caso. .

Dr Manoel Sternick

Dermatologista Clinica Sternick

Compartilhe